sábado, 11 de julho de 2009

Um coração bem guardado


Sobre tudo o que se deve guardar,guarda o coração,porque dele procedem as fontes da vida.(Pv 4:23)



Um coração bem guardado é um dos segredos para uma vida em paz e tranqüila.Pois quando guardamos o nosso coração,estamos guardando nossa própria vida.
Agora vamos ver sob um novo ângulo a luz da palavra de Deus o interior do ser humano,usando o termo "coração" e "interior do coração".
O coração é o centro do pensamento e das emoções,sentimentos.É o coração que precisa se converter,ser circuncidado,e crer.Graças ao novo nascimento Deus nos dá um "novo coração",ou seja uma nova forma de pensar e sentir.
O interior do coração é aparte mais profunda do ser,ou seja o inconsciente ou subconsciente.Interessante é lembrar que a palavra de Deus já falava do subconsciente muito antes de Freud nascer,que dirá descobrir sua existência.Esse inconsciente que nós quase não conhecemos,no interior de nós mesmos,Deus conhece,entende e ama.

Guardar não é reprimir.
Tudo o que nós vivemos,sentimos,sofremos,vimos e pensamos,não se evaporou das nossas mentes,mas está armazenado,como em um computador,no interior do coração ou inconsciente.Lá boas e más lembranças dividem espaço.Verdade é que as vezes algumas dessas podem vir a tona.
Não estou falando só de fortes impulsos sexuais,mas também de outros sentimentos como inveja,ciúme,amor,medo,em geral todos os impulsos não confessados.Lembrando que guardar o coração,não é reprimir sentimentos.
Esses impulsos mesmo reprimidos continuam a ter influência na vida consciente,nas atitudes e no comportamento de uma pessoa.
Pecados ou impulsos não confessados funcionam como um círculo vicioso:
Pensamentos (coração e interior do coração) ---Sentimentos ---Comportamento e atitudes --- Conseqüências --- Pensamentos...
Para quebrar essa corrente você precisa ir na origem.Muitos erram tentando concertar o comportamento ,ou as conseqüencias e até mesmo os sentimentos.Mas não vão na raiz.Isso me faz lembrar uma história:
História:Em uma igreja,certo cristão consciente de suas fraquezas tinha o hábito de orar deste modo em público:"Senhooooor,retira ó Pai da minha vida as teias de aranha!".Ele repetia essa frase tanto mais tanto que um dia um irmão ouvindo ele orar daquela forma,já cansado daquelas palavras,orou assim em seguida:"Senhor mata logo essa aranhaaaa que causa tantos estragos!!!Esse tipo de oração é eficaz,pois melhor é atacar a fonte dos problemas ao invés de ficar remendando as conseqüências.
Voltando ao nosso principal assunto,você deve mudar sua forma de pensar.Assim começará o processo de mudança de todo o resto.
Há um certo ditado que diz:"Você pode não ser responsável pela cabeça que tem,mas é responsável pelacara que faz".
Que cara você tem feito?
É hora de mudar!
Vá até a fonte.Mude seus pensamentos.
Deixe o Senhor curar essa ferida.
Guarde o seu coração,não reprima seus sentimentos.

Que Deus te abençoe!!!
Graça e paz!

Nenhum comentário:


;